Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Nova Geografia do Poder de Minas Gerais


Não é o ângulo reto que me atrai,
nem a linha reta,
dura,
inflexível,
criada pelo homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual,
a curva que encontro nas montanhas do meu país.
No curso sinuoso dos seus rios,
nas ondas do mar,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o universo,
o universo curvo de Einstein.
Oscar Niemeyer, arquiteto

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Caminhada da Travessia " Lapinha da Serra x Tabuleiro"

A foto de cima é do canion do Tabuleiro com a cachoeira grande ao fundo (273 mts de queda e poço de 60mts de profundidade) e a foto de baixo, é a Vila da Lapinha da Serra vista do Pico do Brêu (1679mts de altura), em Santana do Riacho, ambos em Minas Gerais.

A proposta é fazer a caminhada da "Travessia" na Semana Santa de 2010.

Esta caminhada singular consiste cruzar a Serra do Espinhaço de Oeste para Leste, na região da Serra do Cipó, ligando as duas vilas.

Nessa travessia passa-se por picos, piscinas naturais, rios de águas cristalinas, campos rupestres, matas, cerrado, belíssimas cachoeiras fauna e flora exuberantes e um céu coberto de estrelas que mais parecem diamantes.

Serão 3 dias de caminhadas, marcadas por momentos de pura aventura e adrenalina nas maravilhosas serras mineiras, onde a beleza cênica e natural nos permitirá vivenciar o que há de mais belo dentro do contexto NATUREZA VIVA. Se animarem entrem em contato para nos organizarmos.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Desenhos criados por Lucas de Ornelas


... a criação é subjetiva, ela faz a diferença ...
(Lucas de Ornelas tem 10 anos e adora desenhar)

Desenhos criados por Lucas de Ornelas


... criar é seguir o caminho da imaginação .... seja ousado ... inove ... tenha personalidade... expresse...

Desenhos criados por Lucas de Ornelas

... a imaginação não tem limites... é a expressão dos sentimentos através da arte de criar ...

Desenhos criados por Lucas de Ornelas

... criar, inventar, reeditar ...

Desenhos criados por Lucas de Ornelas


... criar é exercitar a imaginação ...

Desenhos criados por Lucas de Ornelas


... quem cria, se expressa....

Desenhos criados por Lucas de Ornelas

Quem cria, segue o seu próprio caminho

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"Paisagem Incompleta"


Em exposição no Instituto Cultural Usiminas - Ipatinga MG

Exposição "Paisagem Incompleta"

...o céu ...o sol ... o mar...

Exposição "Paisagem Incompleta"


Para representar as Montanhas de Minas, uma impressionante obra de arte criada com martelos fixados na parede.

(em exposição na galeria de artes do Instituto Cultural Usiminas- Ipatinga MG)

Olhe Bem as Montanhas

Esta frase foi criada pelo artista plástico Manfredo de Souzanetto, em 1974, para a exposição "Memória das coisas que ainda existem". Recebeu neste mesmo ano, o 1º prêmio do V Salão Nacional de Arte Universitária e em 1980, prêmio no XII Salão Nacional de Arte Contemporânea, no Museu da Pampulha, ambos em Belo Horizonte. Recentemente reeditado para a Exposição "Paisagem Imcompleta" no Instituto Cultural Usimnas, Ipatinga, MG, em 2010.

O que mais me chama a atenção, é a sensibilidade deste artista ao olhar as belas serras de Minas Gerais em 1974 (Serra Del'Rey, Rola Moça, Moeda) e perceber que elas estavam com seus dias contados. As grandes máquinas devoraram a morada dos bichos, a beleza cênica de Minas. Imagino que em cima delas, estava o verdadeiro
BELO HORIZONTE.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Espetáculo "Drumond" - Instituto Cultural Usiminas

Júnia em noite de autógrafos, ao lado do Grupo de Teatro Ponto de Partida e do menino que cresceu, cantor e compositor Pablo Bertola.
( Espetáculo Drumond, no Instituto Cultural Usiminas )

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Parque do Rio Doce recebe chancela como área úmida de importância internacional

A unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), localizada na região do Vale do Aço de Minas Gerais, será a primeira área do Estado a fazer parte da Lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional, a Lista Ramsar, e a nona localizada no Brasil. O reconhecimento oficial está previsto para fevereiro de 2010, quando será realizada a cerimônia de  designação do sítio. São consideradas zonas úmidas, áreas de pântanos e corpos de água, naturais ou artificiais, permanentes ou temporários. Os termos da convenção foram definidos em 1971, na Cidade iraniana de Ramsar e, inicialmente, visavam à conservação de zonas úmidas e de aves aquáticas. Com o decorrer do tempo, a área total passou a ser observada como um sistema de apoio à vida para a biodiversidade. “O Parque está inserido em uma região que se configura como o terceiro maior ecossistema lacustre do Brasil, perdendo apenas para o Pantanal e a Amazônia”. A região possui 40 lagos naturais, dentre elas, destaca-se a Lagoa Dom Helvécio, com 6,7 Km2 e profundidade de até 32,5 metros. As lagoas abrigam uma grande diversidade de peixes, que servem de importante instrumento para estudos e pesquisas da fauna aquática nativa. A Mata Atlântica que domina a unidade é morada de espécies da avifauna como o chauá, jacu-açu, saíra e animais ameaçados de extinção como a onça pintada e o mono-carvoeiro, maior primata das AméricasFonte: Ascom/ Sisema